top of page

Palavra da Presidente




Na contramão do convencional (retrospectivas são feitas nos últimos dias do ano) e às vésperas do Carnaval, quando realmente o ano começa no Brasil, gostaria de contar a vocês um pouco do que vivemos em 2023 que foi marcado por vários eventos importantes para o Sincabima, dos quais destacamos os seguintes:


✔️Reeleição da Diretoria para mais um mandato e cerimônia de posse na FIEP;

✔️Fechamos a Convenção Coletiva com todos os sindicatos laborais mais próximo da data base;

✔️Fechamos a CCT com a FTIA após dois anos sem acordo, inclusive revisando pontos sensíveis para as nossas indústrias;

✔️Lançamento APRALIM após 4 anos de estudos e planejamento;

✔️Firmamos parceria com o SEBRAE, abrindo um Ponto de Atendimento na sede do Sincabima;

✔️Firmamos parcerias com empresas importantes para o setor alimentício e também com universidades;

✔️Patrocinamos a participação de empresas associadas em feiras internacionais do setor, visando aumentar a competividade do setor;

✔️Fortalecimento do networking entre industrias de outros segmentos;

✔️Votamos a alteração do Estatuto Social do Sincabima, extinguindo a reeleição para presidente, e aumentando o mandato, a partir desta diretoria, para 4 (quatro) anos, coincidindo com o mandato da diretoria da FIEP;

✔️Aumentamos em 12% o quadro de associados;

✔️Com a reativação do Conselho Setorial de Alimentos, fui nomeada como coordenadora do Grupo de Trabalho dos Alimentos Saudáveis e Funcionais. Essa indicação abre as portas para o nosso trabalho no Sincabima e na Apralim, que nos permitirá trazer informações importantes do setor para as indústrias da nossa base.


Para 2024, continuamos atuando fortes na institucionalização do nosso Sindicato junto à FIEP, e a sua participação é fundamental para continuarmos com o nosso protagonismo e alcançarmos esse propósito.


Você já observou os gansos quando voam? Voam em grupos e na forma da letra “V”. Isso lhes dá uma grande autonomia de voo: 70% maior do que conseguiriam se cada um voasse sozinho. Cada ganso voando em “V” aumenta a potência de elevação do pássaro à sua frente. Eles fazem rotação, compartilhando as posições mais desafiadoras. Quando um ganso fica doente, ferido ou é baleado, dois gansos saem da formação para ajuda-lo e protege-lo até que ele morra ou possa voar novamente.


Precisamos ajudar as nossas indústrias a atingirem um alto desempenho, e trabalharmos como bloco para vencer os desafios neste momento de incertezas sociopolíticas e econômicas.



Afinal, sim, juntos somos mais fortes.

Feliz todos os dias de 2024!



Eloisa Helena Orlandi

Presidente SINCABIMA

0 comentário

Comments


bottom of page