Balas de Banana de Antonina são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
- Sincabima
- 22 de set.
- 2 min de leitura

22 de Setembro | Dia da Banana
Balas de Banana de Antonina são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
Este ano o mês da banana trouxe uma celebração especial para os paranaenses. No último 02 de setembro, as tradicionais Balas de Banana de Antonina foram oficialmente reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná, em um projeto de lei aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.
Rafaela Takasaki Corrêa, Diretora da Balas de Banana Antonina, compartilhou a emoção desse momento histórico:
“Foi um dia daqueles para aquecer o 💚. Fomos pegos de surpresa com a votação do projeto de lei, afinal, foi tudo tão rápido até aqui! 😉 Um projeto aprovado por unanimidade pelos partidos (sim, oposições unidas votando SIM 😉) entendendo que vai além de ‘bandeiras’. E ver que, a cada voto, eles comiam balas, sorriam, contavam histórias sobre a bala, enfim, se sentiam pertencentes daquela história, nos fez entender ainda mais o motivo de tudo aquilo! Pelos nossos sorrisos não tenham dúvida que estávamos radiantes, porque receber este RECONHECIMENTO vai além de honrar os nossos, de lembrar do meu pai entregando bala. Este reconhecimento é mais um título para a cidade, para trazer recursos, eventos, visibilidade, oportunidades! Somos capital, somos patrimônio, somos um território, somos litoral do PR, seremos a maior região com IGs do país e isso nos torna únicos, especiais e imparáveis!”
O reconhecimento reafirma a importância das balas de banana não apenas como um doce típico, mas como um símbolo da identidade, da tradição e da história do litoral paranaense.
Neste Dia da Banana, Antonina celebra e compartilha com o Paraná e o Brasil o orgulho de ser referência cultural e gastronômica, levando seu sabor para novas gerações.
Comentários